Segundo Piaget a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Não sendo apenas uma forma de entretenimento para gastar energia dos mesmos. Ele afirma: "O jogo é portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças, exigem que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que; jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que sem isso permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976)
Kishimoto afirma que: "a criança ao assumir a função lúdica e educativa, o brinquedo educativo merece algumas considerações:
1- Função lúdica: o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente; e
2- Função educativa: o brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo".
Para finalizar, o professor pode propiciar aos seus alunos diferentes propostas de jogos e brincadeiras que estimulem a função educativa e lúdica; como por exemplo: um jogo de quebra-cabeça em que a criança possa manipulá-lo livre e prazerosamente suas peças, descobrindo cores, desenhos, tamanhos e os próprios encaixes que neles existem; entre outros fatores.
Pedagogia 3° semestre
Heide Bernardes
Karina Oliveira
Mariana Lodi
Natália Peres Sant'Ana
Patrícia Chaves da SilvaSegundo Piaget a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Não sendo apenas uma forma de entretenimento para gastar energia dos mesmos. Ele afirma: "O jogo é portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças, exigem que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que; jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que sem isso permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976)
Kishimoto afirma que: "a criança ao assumir a função lúdica e educativa, o brinquedo educativo merece algumas considerações:
1- Função lúdica: o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente; e
2- Função educativa: o brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo".
Para finalizar, o professor pode propiciar aos seus alunos diferentes propostas de jogos e brincadeiras que estimulem a função educativa e lúdica; como por exemplo: um jogo de quebra-cabeça em que a criança possa manipulá-lo livre e prazerosamente suas peças, descobrindo cores, desenhos, tamanhos e os próprios encaixes que neles existem; entre outros fatores.
Pedagogia 3° semestre
Heide Bernardes
Karina Oliveira
Mariana Lodi
Natália Peres Sant'Ana
Patrícia Chaves da Silva
sexta-feira, 22 de maio de 2009
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