sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROJETO A IMPORTANCIA DO TEATRO DE FANTOCHE NA EDUCAÇAO INFANTIL

ANGÉLICA IHMES RODRIGUES
SARA IHMES RODRIGUES


PROJETO

A IMPORTÂNCIA DO TEATRO DE FANTOCHE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FAIXA ETÁRIA: 4 A 6 ANOS


VINHEDO
MAIO/ 2009




Teatro de Fantoche
Fabula, “O galo que logrou a raposa”
Monteiro Lobato



Trabalho de aproveitamento da disciplina de Linguagem Movimento e Arte do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da Faculdade de Vinhedo sob orientação da professora Sandra Aparecida Bratifische



VINHEDO
MAIO/2009
INTRODUÇÃO


O projeto usara como ferramenta o teatro de fantoche representando a Fabula “O galo que logrou a raposa”, conforme o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, (p.117).
Esse projeto tem a finalidade de trabalhar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, que é o período mais importante e propicio para estimular a criatividade, espontaneidade, cognição, afetividade da criança.
Será também trabalhada a valorização e a importância para a preservação dos seres vivos.



JUSTIFICATIVA



A escolha da Fabula “O Galo que logrou a raposa”, tem a intenção de trabalhar de forma integrada, ao mesmo tempo em que as crianças aprendam sobre os seres vivos, também consigam estabelecer e ampliar os conhecimentos em relação aos fatos e acontecimentos da realidade social, permitindo que as crianças discutam e reflitam os valores e atitudes.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Conhecimento da Fabula, e o seu significado.
· Conhecimento acerca dos seres vivos, suas relações com a vida humana, onde e como vivem, e as necessidades de suas preservações.
· A importância dos valores humanos.
· Trabalhar as quatros competências linguisticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
· O trabalho em equipe desde a confecção dos fantoches até o momento do teatro.
· Utilização dos materiais reciclados, com a finalidade de preparar as crianças a serem conscientes de seu papel na comunidade.


OBJETIVO GERAL



· Trabalhar o cognitivo da criança
· Explorar o lúdico da criança
· Despertar o gosto pela leitura
· Dialogar com as crianças, sobre a importância de ter atitudes boas e positivas em relação aos demais seres humanos e animais, mesmo desconhecidos.
· Trabalhar os valores; respeito, honestidade, cooperação, amor, alegria, dedicação e tantos outros referentes a valores.
· Questionários; perguntas que promovem o interesse das crianças, possibilitando o conhecimento e permitindo as crianças relacionar com o que já sabem com o novo conhecimento.
· Compreensão de um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.



ASPECTO METODOLÓGICO



· Leitura da fabula; contar a fabula e descrever os acontecimentos com alterações de vozes e gestos.
· Conhecimento a cerca dos seres vivos; sua relação com a vida humana, onde e como vivem, as necessidades de sua preservação.
· Questionário referente a valores; solicitar aos alunos a fazerem perguntas à família para ser discutido em sala de aula.
· Montagem dos fantoches e do painel; capacidade de criação e de imaginação.
· Utilização dos materiais que iram usar; atitudes de cuidados necessários para lidar com os diferentes objetos.







RECURSOS


· 6 Placas de isopor de 3 cm
· Tintas variadas
· 1 tesoura
· 1 estilete
· 1Placa de eva de cada cor; amarela, branca, laranja, marrom e vermelha
· 1 pistola de cola quente
· 4 refis de cola quente
· 1 maquina digital
· 4 metros de fita de cetim branca 3 cm.
















CRONOGRAMA

TEATRO DE FANTOCHE
Educação Infantil: 4 A 6 anos
A importância do teatro de fantoches na Educação Infantil Fabula: O galo que logrou a raposa
Professor:

Cronogramas das atividades
7 aulas;

Primeira aula;
Contar a fabula “O galo que logrou a raposa”, após a leitura fazer perguntas às crianças se elas estivessem no lugar do galo que atitude elas tomariam, para ver se as crianças entenderam a fabula.
Explicar sobre os seres vivos referindo o galo e a raposa, explicando aonde eles vivem o que eles comem e as necessidades que eles têm para se sobreviver.
Trabalhar os valores, respeito, honestidade, cooperação, amor, alegria, dedicação e também a serem críticos.

Na segunda aula; desenvolver com as crianças uma dinâmica para que elas percebam a influência da ação de cada pessoa.
Solicitar aos alunos que façam perguntas à família, se já aconteceu alguma traição envolvida a esperteza, para ser discutido na próxima aula.

Na terceira aula; as crianças vão relatar suas observações e cada assunto colocado, o professor vai interferir e explicar as conseqüências dessas espertezas na sociedade em que vivemos e o que podemos fazer para evitar.
Pedir para as crianças trazerem para a próxima aula, materiais recicláveis para serem montados o teatro de fantoches.

Na quarta aula será montado o fantoche e o painel.
Dividir quatro grupos
Primeiro grupo; desenhar o fundo do painel.
Segundo grupo; pintar o painel.
Terceiro grupo; recortar o tecido.
Quarto grupo; colar o tecido, em formato de galinha e raposa.
Sortear 3 crianças para fazer o papel da galinha, raposa e cachorro.

Na quinta aula; será feito o ensaio do teatro, o professor devera estar junto, para melhor trabalhar o lúdico da criança e para despertar também o interesse pelo espetáculo.
Explicar utilizando o dicionário o significado da raposa e do galo, para que as crianças tenha uma melhor noção das personagens e da fala.

Na sexta aula; será feito o teatro de fantoche, e o professor
deverá filmar e se possível tirar fotos.

Na sétima aula; aplicação da avaliação.
Passar o vídeo das crianças construindo os fantoches, painel e o teatro, após o vídeo peça que as crianças comentem a experiência.
A avaliação será na participação no envolvimento e na socialização entre as crianças.

4 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadorei as diks
    tmbm fasso facu de pedagogia
    poste mais diks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escreve muito errado para ser estudante de pedagogia.... minha opinião

      Excluir
  2. Parabens gostei muito da iniciativa,afinal está tambem ajudando muitos que fazem parte da educaçao inclusive a mim que estou terminando o Ensino Medio NORMAL,e os professores trabalham bastante com projetos,e o mas dificil para mim e fazer a justificativa.
    Mas uma vez parabens e nunca desista dessa profissao que apesar de um pouco dificil e com alguns obstaculos mas é a fundamental para a criação de pessoas mais qualificadas.
    Apesar de nao ter muita certeza se é realmente a profissão que quero seguir,mas, que valorizo muito.
    DE:Mex lopes
    CACIMBINHAS-ALAGOAS

    ResponderExcluir