ANGÉLICA IHMES RODRIGUES
SARA IHMES RODRIGUES
PROJETO
A IMPORTÂNCIA DO TEATRO DE FANTOCHE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FAIXA ETÁRIA: 4 A 6 ANOS
VINHEDO
MAIO/ 2009
Teatro de Fantoche
Fabula, “O galo que logrou a raposa”
Monteiro Lobato
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Linguagem Movimento e Arte do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da Faculdade de Vinhedo sob orientação da professora Sandra Aparecida Bratifische
VINHEDO
MAIO/2009
INTRODUÇÃO
O projeto usara como ferramenta o teatro de fantoche representando a Fabula “O galo que logrou a raposa”, conforme o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, (p.117).
Esse projeto tem a finalidade de trabalhar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, que é o período mais importante e propicio para estimular a criatividade, espontaneidade, cognição, afetividade da criança.
Será também trabalhada a valorização e a importância para a preservação dos seres vivos.
JUSTIFICATIVA
A escolha da Fabula “O Galo que logrou a raposa”, tem a intenção de trabalhar de forma integrada, ao mesmo tempo em que as crianças aprendam sobre os seres vivos, também consigam estabelecer e ampliar os conhecimentos em relação aos fatos e acontecimentos da realidade social, permitindo que as crianças discutam e reflitam os valores e atitudes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecimento da Fabula, e o seu significado.
· Conhecimento acerca dos seres vivos, suas relações com a vida humana, onde e como vivem, e as necessidades de suas preservações.
· A importância dos valores humanos.
· Trabalhar as quatros competências linguisticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
· O trabalho em equipe desde a confecção dos fantoches até o momento do teatro.
· Utilização dos materiais reciclados, com a finalidade de preparar as crianças a serem conscientes de seu papel na comunidade.
OBJETIVO GERAL
· Trabalhar o cognitivo da criança
· Explorar o lúdico da criança
· Despertar o gosto pela leitura
· Dialogar com as crianças, sobre a importância de ter atitudes boas e positivas em relação aos demais seres humanos e animais, mesmo desconhecidos.
· Trabalhar os valores; respeito, honestidade, cooperação, amor, alegria, dedicação e tantos outros referentes a valores.
· Questionários; perguntas que promovem o interesse das crianças, possibilitando o conhecimento e permitindo as crianças relacionar com o que já sabem com o novo conhecimento.
· Compreensão de um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
ASPECTO METODOLÓGICO
· Leitura da fabula; contar a fabula e descrever os acontecimentos com alterações de vozes e gestos.
· Conhecimento a cerca dos seres vivos; sua relação com a vida humana, onde e como vivem, as necessidades de sua preservação.
· Questionário referente a valores; solicitar aos alunos a fazerem perguntas à família para ser discutido em sala de aula.
· Montagem dos fantoches e do painel; capacidade de criação e de imaginação.
· Utilização dos materiais que iram usar; atitudes de cuidados necessários para lidar com os diferentes objetos.
RECURSOS
· 6 Placas de isopor de 3 cm
· Tintas variadas
· 1 tesoura
· 1 estilete
· 1Placa de eva de cada cor; amarela, branca, laranja, marrom e vermelha
· 1 pistola de cola quente
· 4 refis de cola quente
· 1 maquina digital
· 4 metros de fita de cetim branca 3 cm.
CRONOGRAMA
TEATRO DE FANTOCHE
Educação Infantil: 4 A 6 anos
A importância do teatro de fantoches na Educação Infantil Fabula: O galo que logrou a raposa
Professor:
Cronogramas das atividades
7 aulas;
Primeira aula;
Contar a fabula “O galo que logrou a raposa”, após a leitura fazer perguntas às crianças se elas estivessem no lugar do galo que atitude elas tomariam, para ver se as crianças entenderam a fabula.
Explicar sobre os seres vivos referindo o galo e a raposa, explicando aonde eles vivem o que eles comem e as necessidades que eles têm para se sobreviver.
Trabalhar os valores, respeito, honestidade, cooperação, amor, alegria, dedicação e também a serem críticos.
Na segunda aula; desenvolver com as crianças uma dinâmica para que elas percebam a influência da ação de cada pessoa.
Solicitar aos alunos que façam perguntas à família, se já aconteceu alguma traição envolvida a esperteza, para ser discutido na próxima aula.
Na terceira aula; as crianças vão relatar suas observações e cada assunto colocado, o professor vai interferir e explicar as conseqüências dessas espertezas na sociedade em que vivemos e o que podemos fazer para evitar.
Pedir para as crianças trazerem para a próxima aula, materiais recicláveis para serem montados o teatro de fantoches.
Na quarta aula será montado o fantoche e o painel.
Dividir quatro grupos
Primeiro grupo; desenhar o fundo do painel.
Segundo grupo; pintar o painel.
Terceiro grupo; recortar o tecido.
Quarto grupo; colar o tecido, em formato de galinha e raposa.
Sortear 3 crianças para fazer o papel da galinha, raposa e cachorro.
Na quinta aula; será feito o ensaio do teatro, o professor devera estar junto, para melhor trabalhar o lúdico da criança e para despertar também o interesse pelo espetáculo.
Explicar utilizando o dicionário o significado da raposa e do galo, para que as crianças tenha uma melhor noção das personagens e da fala.
Na sexta aula; será feito o teatro de fantoche, e o professor
deverá filmar e se possível tirar fotos.
Na sétima aula; aplicação da avaliação.
Passar o vídeo das crianças construindo os fantoches, painel e o teatro, após o vídeo peça que as crianças comentem a experiência.
A avaliação será na participação no envolvimento e na socialização entre as crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadorei as diks
ResponderExcluirtmbm fasso facu de pedagogia
poste mais diks
escreve muito errado para ser estudante de pedagogia.... minha opinião
ExcluirConcordo totalmente com o comentário acima!
ExcluirLegal, parabêns....
ResponderExcluirParabens gostei muito da iniciativa,afinal está tambem ajudando muitos que fazem parte da educaçao inclusive a mim que estou terminando o Ensino Medio NORMAL,e os professores trabalham bastante com projetos,e o mas dificil para mim e fazer a justificativa.
ResponderExcluirMas uma vez parabens e nunca desista dessa profissao que apesar de um pouco dificil e com alguns obstaculos mas é a fundamental para a criação de pessoas mais qualificadas.
Apesar de nao ter muita certeza se é realmente a profissão que quero seguir,mas, que valorizo muito.
DE:Mex lopes
CACIMBINHAS-ALAGOAS